A Hey Discount, empresa especializada em cupons de desconto e pesquisa de consumo, analisou o número de visualizações do TikTok, hashtags do Instagram e pesquisas no Google relacionadas aos principais termos de beleza e revelou que os tópicos de retinol, um poderoso ativo para tratar os sinais de envelhecimento, geraram 1,2 bilhão de visualizações no Tik Tok e mais de nove milhões de pesquisas no Google.
“O retinol é o precursor do ácido retinóico, conhecido como vitamina A, que, ao ser absorvida pela pele, se transforma em ácido retinóico. Uma das funções mais pontuais do retinol são as de regeneração celular, esfoliação e síntese de colágeno. Mas tem ação importante no controle da oleosidade e da acne e na redução da hiperpigmentação”, explica Ludmila Bonelli (@ludmilabonelli), cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Além disso, a substância também tem ação ‘esfoliante’, agindo na camada córnea para eliminar as células mortas e promover melhora da textura, suavizando os poros dilatados, até atenuando rugas e permitindo uma penetração mais eficaz de outros ativos.
Muitas pessoas confundem, mas ácido retinóico e retinol não são a mesma coisa. “O retinol é um derivado do ácido retinóico. Enquanto o ácido retinóico é um metabólito ativo na pele, o retinol, deve ser transformado, pela nossa pele, em ácido retinóico para então agir. O efeito do ácido retinóico é mais ‘forte’, mais ‘efetivo’ do que do retinol. Porém, os efeitos colaterais (vermelhidão, afinamento da pele e fragilidade capilar), são menores com o uso do retinol (quando comparado com ácido retinóico). O ácido retinóico deve ser prescrito por dermatologista, enquanto o retinol pode ser comprado em farmácias sem receita médica”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff (@drapaoladermatologista), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por ser uma forma mais suave do ácido retinóico, o retinol pode ser usado todos os dias, de preferência à noite.
0 comentários