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IA e beleza: parceria de sucesso

Um dispositivo capaz de diagnosticar a condição do cabelo dos clientes em poucos segundos.
Autora Deise Garcia

Por Deise Garcia

11 jan, 2023
Deise Garcia é jornalista especializada em beleza, bem-estar e gestão de pessoas, designer de beauty experiences, dona da HM EM REVISTA – publicação segmentada para a beleza profissional, palestrante e consultora de negócios

A Natura (@naturabroficial) segue investindo em inteligência artificial e ferramentas digitais com o objetivo de aprimorar e personalizar a jornada de compra dos seus clientes, através de uma consultoria especializada. A empresa anuncia o lançamento de um dispositivo capaz de diagnosticar a condição do cabelo dos clientes em poucos segundos. O diagnóstico é feito com a ajuda de um aplicativo, a câmera do smartphone e uma lente portátil acoplada no aparelho, que proporcionam um aumento de até 20 vezes na resolução de imagem do fio. Hoje, a tecnologia já possuí sua patente requerida no Brasil.

Megafone
Fala, pro

“Hoje, a tecnologia nos permite evoluir e construir mais um recurso para melhorar a qualidade da experiência de consultoria dos clientes. Com o Diagnóstico Capilar Natura, queremos ajudar cada vez mais nossos consumidores a entenderem sobre suas reais necessidades, fazendo uso do que há de mais tecnológico, seja por meio dos nossos produtos ou pelas experiências exclusivas que promovemos”, comenta Roseli Mello, líder global de P&D da Natura. A executiva também recorda os desafios impostos pela pandemia durante o período de desenvolvimento da ferramenta. De acordo com Roseli, houve uma preocupação da equipe em garantir a segurança das pessoas, tendo em vista a necessidade de contato físico com o cabelo do cliente. “Evidentemente, a continuidade dos testes foi considerada como inviável naquele período já que poderia trazer um risco de contaminação pelo coronavírus durante o processo. Aproveitamos esse meio tempo para aprimorar ainda mais o algoritmo da solução e sua recomendação de produtos e repaginarmos a aplicação do teste que nos ajudará a entender a percepção dos consumidores em relação à tecnologia”, explica.

Lousa
Entenda

Ao longo de anos de pesquisa e testes em cabelos, inspirados por uma parceria de pesquisa e desenvolvimento da Natura com o consórcio Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), foi desenvolvido um método capaz de relacionar a imagem da textura do fio de cabelo com o grau de seus danos. Foram selecionadas mechas de cabelos de diferentes curvaturas, cores e níveis de danos de um banco de dados de mais 18 mil imagens de fios de cabelo que possibilitaram aumentar a precisão do algoritmo por meio do aprendizado de máquina (machine learning) e indicar o tipo de tratamento recomendado para seus cabelos. A inteligência artificial da ferramenta também foi utilizada durante o desenvolvimento da linha Natura Lumina e hoje recomenda mais de 15 mil combinações de produtos da marca, a partir do diagnóstico e da preferência do cliente para personalizar uma rotina de tratamento. A experiência estará em teste nos próximos meses e possibilitará conhecer melhor as necessidades dos clientes para o desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizados.

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