Sob a direção criativa da estilista e stylist Clara Lima, Anitta encarna mais uma grande mulher no pré-Carnaval e revela fantasia que homenageia Valentina Tereshkova, primeira mulher a fazer uma viagem espacial. ‘Guerreiras’ é a temática das fantasias que a popstar brasileira tem usado em seus Ensaios da Anitta.
A relação de Clara com as múltiplas possibilidades do encontro de moda, música e palco é de longa data. Ela fez parte da primeira formação da banda Cansei de Ser Sexy, que estourou na cena de música alternativa do Brasil nos anos 2000. Clara começou a faculdade de moda aos 18 anos, ao chegar em São Paulo, e no segundo ano já trabalhava com o renomado artista plástico e stylist Maurício Ianês, responsável pela imagem de todos os desfiles de Alexandre Herchcovitch, de cuja equipe Clara fez parte por seis anos. Mas a forte ligação seguia desde a época do Cansei de Ser Sexy, quando vestia a banda com peças de amigos estilistas. “Minha relação com a moda tem muito a ver com música, palco e performance”, conta Clara. Depois de um período trabalhando em projetos de styling mais comerciais em Nova York, Clara voltou ao Brasil para ser sócia da stylist Patrícia Zuffa e desenhar os figurinos de palco de Ivete Sangalo.
O trabalho com Anitta começou em 2019 para shows, campanhas publicitárias e editoriais de moda. “Este ano foi um Carnaval especial. Geralmente, penso a temática das fantasias do zero, fico totalmente livre para criar a partir de conversas com a Anitta. Mas ela trouxe agora o tema ‘Guerreiras’, buscando homenagear mulheres icônicas da história, o que exigiu muita pesquisa imagética e leituras”, diz a estilista. Para este desafio, a criatividade contou com a consistência extra na pesquisa. Clara faz uma investigação intensa de tecidos, cores, formas e proporções partindo das necessidades de movimento da artista no palco, da expressão que ela pretende transmitir no show e de sua personalidade própria. Clara também investiga longamente os muitos significados possíveis da referência a um personagem histórico numa fantasia a ser usada por Anitta. Por isso, consulta acadêmicos e estudiosos de cultura e imagem. Entre eles, o próprio Maurício Ianes, que faz doutorado em filosofia no Departamento de Estudos Culturais da Academia de Artes de Viena, na Áustria, onde também é professor de Políticas da Visibilidade e do Espaço na Arte, entre outros acadêmicos.
0 comentários