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Crescimento de perfumes masculinos

A ala masculina segue investindo em procedimentos estéticos, cosméticos e perfumes.
Autora Deise Garcia

Por Deise Garcia

2 set, 2022
Deise Garcia é jornalista especializada em beleza, bem-estar e gestão de pessoas, designer de beauty experiences, dona da HM EM REVISTA – publicação segmentada para a beleza profissional, palestrante e consultora de negócios

A ala masculina segue investindo em procedimentos estéticos, cosméticos e perfumes. Em 2022, a indústria da beleza aumentou 6,5% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2021, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Destaque para perfumaria, com alta de 8,9%, cosméticos. Em datas especiais, a procura aumenta mais ainda: segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os perfumes ficaram na segunda posição na lista de presentes no Dia dos Pais, atrás, apenas, das roupas. Já segundo a GQ Brasil, com dados do Google, a busca por perfumes masculinos cresceu 3.900% na época da Black Friday 2021.

Megafone
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O perfumista Tiago Motta, da Takasago, explica que o processo de criação de uma fragrância é subjetivo, a partir do momento em que recebe o briefing da avaliadora. “Geralmente, meu ponto de partida é um coração fresco, amadeirado e, a partir disso, vou desenhando a fragrância ao redor dessas famílias. As possibilidades são infinitas”. “Do empresário bem-arrumado ao aventureiro robusto, a fragrância é uma parte invisível do nosso estilo pessoal e tem um efeito poderoso na forma como as pessoas veem e lembram de você”, complementa a gerente de Marketing e Comunicação de Fine Fragrance da Takasago Brasil, Carolina Celli.

Lousa
Entenda

Segundo a Takasago, uma das cinco maiores empresas de fragrâncias e aromas do mundo (com operação em 27 países, incluindo o Brasil), existem alguns “cheiros” favoritos entre os homens, apesar de não haver regras explícitas na construção de fragrâncias. De acordo com a multinacional japonesa, o mercado se desenvolveu de maneira no qual estruturas florais, notas mais balsâmicas, adocicadas e frutadas sempre foram direcionados ao público feminino, enquanto as notas amadeiradas e aromáticas são mais associadas ao gosto masculino. Ao longo dos anos, o mercado moldou como os três pilares olfativos masculinos: o fougére, que traz diversas variações na estrutura, podendo ser mais aromático, marine ou cítrico, o tradicional amadeirado e os ambarados, principalmente nos últimos anos, o que fica mais claro com o sucesso do ‘One Million’, da Paco Rabanne, no mercado brasileiro, que traz estruturas mais adocicadas, balsâmicas, fragrâncias amadeiradas, mas com notas de baunilha.

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